Publicações e Artigos

STJ define quórum para exclusão de sócio minoritário

Alterações IPTU ITBI Curitiba

Em recente julgado, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) proferiu decisão relativa à exclusão de sócio minoritário de sociedade limitada. Conforme entendimento da Corte, o quórum necessário à aprovação dessa exclusão não pode ser computado com a participação deste no capital social, devendo a deliberação ser baseada em 100% do capital restante, ou seja, daqueles legitimados a votar. “Caso essa contabilização não seja respeitada, a deliberação tornar-se-á inútil”, alertou o advogado da SPTB, Caio Pockrandt Gregorio da Silva.

Nos termos do voto do Ministro Relator Luis Felipe Salomão, a previsão de quórum qualificado (pela maioria absoluta) decorre da natureza contratual das sociedades limitadas, em que os sócios se vinculam, em regra, pelo seu caráter pessoal. O prazo para exercício do direito à anulação da deliberação de exclusão de sócio minoritário de sociedade limitada é de três anos.

Fonte: Recurso Especial nº 1459190/SP, no DJe de 01/02/2016.

Compartilhe:

Assuntos Relacionados

LGPD

5 anos de LGPD

Na última semana, a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, sancionada em 14/08/2018, completou 5 anos. Sua vigência, contudo, se iniciou apenas em