SPTB promove seminário sobre gestão e estratégia empresarial na ACP


A SPTB Advocacia, em parceria com a ACP (Associação Comercial do Paraná), a Fundação Dom Cabral – JValério e o G9 Investimentos, promovem, no dia 18/10 (terça-feira), o seminário “Gestão e Estratégia Empresarial – Ferramentas práticas para superação dos desafios atuais e preparação para a retomada do crescimento“. O evento é gratuito e direcionado a empresários, diretores e gestores de empresas que ainda enfrentam os desafios inerentes à crise econômica atual.

De acordo com o advogado da SPTB, Rafael Ramon, o seminário será uma grande oportunidade para obter informações de especialistas que possuem atuação voltada à prática. “Nós sabemos que a economia é cíclica e podemos vislumbrar uma recuperação em um futuro próximo. Porém, neste momento, os empresários estão lutando para renegociar com os fornecedores, realizar os pagamentos, evitar demissões, entre outros impasses. Por isso, serão repassadas noções bem práticas que poderão, de fato, ajudar os empreendedores e colocar os negócios em um patamar adequado quando houver a retomada econômica”, explicou.

A primeira palestra será ministrada pelo professor convidado da Fundação Dom Cabral, Luis Felipe Miranda. Ele abordará o tema ”Planejamento Estratégico e Gestão de Negócios”. Miranda atuou por mais de 30 anos na Avon, assumindo os cargos de presidente Regional da América Latina e Gerente Geral da Avon Brasil, da Avon Venezuela e da Avon República Dominicana.

A segunda exposição será do advogado da SPTB Rafael Ramon, que falará sobre a organização societária das empresas, com vistas à proteção de ativos e resolução de conflitos. Na sequência, acontecerá a palestra da também advogada da SPTB, Marina Talamini Zilli, que destacará a importância da atuação jurídica preventiva, sobretudo a gestão das relações da empresa com clientes e fornecedores.

Por fim, o diretor executivo do G9 Investimentos, Gustavo de Carvalho Chaves, falará sobre os erros capitais na gestão financeira de pequenas e médias empresas. “Serão repassadas diversas informações para que as empresas se reinventem, de forma eficiente, e estejam melhor preparadas para enfrentar a concorrência no futuro”, reforçou Rafael Ramon.

Serviço:
Seminário de Gestão e Estratégia Empresarial – Ferramentas práticas para superação dos desafios atuais e preparação para a retomada do crescimento
Onde: ACP – Associação Comercial do Paraná
Rua XV de Novembro, 621 – Centro, Curitiba – PR
Data: 18/10 (terça-feira)
Horário: 8h30


Programação:

1- Planejamento estratégico e gestão de negócios

Palestrante: Luis Felipe Miranda
Professor convidado da Fundação Dom Cabral e ex-presidente Regional da América Latina e Gerente Geral da Avon Brasil, da Avon Venezuela e da Avon República Dominicana. É graduado em Economia e pós-graduado em Finanças Internacionais pela Universidad Central de Venezuela, além da formação complementar Business Management Case Studies, pela Harvard Business.
Principais tópicos:
– Alinhamento entre estratégia e execução com foco em resultados;
– As bases que sustentarão um plano de crescimento;
– O que fazer para enfrentar a crise;
– Proposta de valor do cliente;
– Segmentação de clientes.

2 – Estrutura Jurídica da Empresa: Organização da sociedade para proteção de ativos e resolução de conflitos

Palestrante: Rafael Ramon
Bacharel em Direito pela UFPR, especialista em Direito Empresarial pela PUC –SP, em Direito e Negócios Internacionais pela UFSC e em International Business and Management, pela University of California – Berkeley. É mestre em Direito Empresarial pela Northwestern University, Chicago, EUA, e possui certificação em Business Administration pelo Instituto de Empresa (IE) em Madrid, Espanha. É sócio da SPTB Advocacia, onde atua nas áreas de Direito Societário / Fusões e Aquisições (M&A), Contratos e Planejamentos Sucessórios.
Principais tópicos:
– A correta estrutura societária e formas de contribuição dos sócios (capital social, mútuos, serviços);
– Relação entre os sócios: regras para evitar conflitos. Administração, remuneração de sócios e decisões societárias;
– Proteção do patrimônio dos sócios;
– Boas práticas de governança e gestão como ferramentas de prevenção de conflitos e preservação da empresa.

3 – Importância da atuação jurídica preventiva – Como o uso dos instrumentos jurídicos adequados pode evitar prejuízos

Palestrante: Marina Talamini Zilli
É bacharel em Direito pela UFPR e atuou como advogada da Procuradoria do Sistema FIEP. Atualmente, é sócia da SPTB Advocacia, onde atua nas áreas de Direito Imobiliário e Shopping Centers, Contratos, Contencioso e Arbitragem.
Principais tópicos:
– A relevância da adoção de um processo interno e instrumental jurídico adequado;
– Atendimento a clientes: cuidados necessários para evitar danos decorrentes ou para minimizar prejuízos e prevenir litígios;
– Negócios jurídicos: o que são e qual sua importância em um contrato;
– Gestão preventiva na prestação do serviço, como forma de economia no pós-venda.

4 – Gestão Financeira para pequena e média empresa: Os cinco erros capitais

Palestrante: Gustavo de Carvalho Chaves
Diretor Executivo do Grupo G9 Investimentos. É Engenheiro Civil (UFPR) e Arquiteto (PUC-PR), especialista em Gestão de Negócios (UFPR), pós-graduado em Metodologia do Ensino Superior (UFPR) e possui extensão no GEOS College Oceania (NZ). Coautor do livro “Como Comprar Imóveis em Leilões”.
Principais tópicos:
– Erro Capital 1 – Falta de Planejamento
– Erro Capital 2 – Gestão Centralizadora
– Erro Capital 3 – Falta de Vocação Empresarial (empreendedorismo)
– Erro Capital 4 – Descontrole Financeiro
– Erro Capital 5 – Indisciplina


SILVIANE SCLIAR SASSON

Compartilhe este artigo através do LinkedIn.

Cadastre seu e-mail.
Receba mensalmente o Informativo SPTB.

Rua Ver. Washington Mansur, 292 – Ahú
CEP 80.540-210 – Curitiba – Paraná- Brasil

secretaria@sptb.adv.br
|+55| 41 3079 0200